Licenciatura em Educação do Campo - Reabertura do vestibular

O curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) destina-se a formar professores que atuarão junto às comunidades campesinas na docência dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No campus Goiabeiras (Vitória) serão oferecidas 120 vagas divididas entre as áreas de Linguagens (língua portuguesa, literatura, artes visuais e educação física) e Ciências Humanas e Sociais (história, geografia, sociologia e filosofia).

Do total de 60 vagas disponíveis para cada habilitação, 80%, ou seja, 48 vagas são destinadas a professores em exercício nas escolas do campo da rede pública, a professores ou outros profissionais de Educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo e a professores ou outros profissionais de Educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo. Um total de 12 vagas - correspondente aos outros 20% - é destinado ao público jovem e adulto, residente em comunidades do campo.

O curso tem duração prevista de quatro anos e funcionará em Regime de Alternância, isto é, o tempo escolar está dividido em Tempo/Espaço Escola-Curso e Tempo/Espaço Comunidade-Escola do Campo. É importante ressaltar que os períodos de Tempo-Escola serão concentrados e com aulas no campus de origem do curso (São Mateus ou Vitória). Durante o período de permanência dos alunos no campus, os custos serão financiados com recursos públicos.

As inscrições para o vestibular serão realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 1º de maio. Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.ccv.ufes.br e preencher o requerimento de inscrição. A taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, deve ser paga até o dia 2 de maio, já a solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser feita até o dia 22 de abril. Para isso o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

As provas de redação e objetivas estão marcadas para o dia 18 de maio. Já o edital com os locais de prova e o cartão de inscrição estará disponível na página da CCV a partir de 12 de maio. Para os aprovados, o edital de matrícula será publicado no dia 30 de maio. A seleção será feita em uma única etapa, constituída de uma prova de redação e provas objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Geografia e História. A prova será realizada nas cidades de São Mateus e Vitória.

Em cada habilitação e categoria, 50% das vagas são destinadas à reserva de vagas – para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.
Colocamo-nos à disposição para mais informações:

Campus Goiabeiras (Vitória) - Centro de Educação (http://www.ce.ufes.br), pelo e-maillecufes [at] gmail.com ou telefone (27) 4009-2532.

fonte: http://www.ce.ufes.br/