Ifro Cacoal realiza III Simpósio Práticas Discursivas na Amazônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal-IFRO, realizou entre os dias 07 a 11 de agosto de 2017 um dos seus maiores eventos institucionais. Essa acolhida do IFRO Campus Cacoal que nesta 3ª edição, o Simpósio sobre Práticas Discursivas na Amazônia – mais conhecido como Simpósio PDA inovou com uma metodologia itinerante – que diga-se de passagem – deu certo.

O evento recebeu a participação ativa de 7.212 pessoas que durante os cinco dias de evento que prestigiaram as abordagens científicas discutidas na abertura, na União das Escolas Superiores de Cacoal – UNESC, Campus Cacoal com a presença do Magnífico Reitor Uberlando Tiburtino Leite que deu as boas-vindas aos participantes e desejou sucesso ao evento; no segundo dia o simpósio foi concentrado no Colégio Ulbra Concórdia Cacoal que teve a participação da conferencista Fátima Gavioli que abordou sobre a questão da “Neuroavaliação”; No terceiro dia de evento a Escola Daniel Berg acolheu com abordagens na área da língua(gem) direcionadas ao ENEM e teve como conferencistas os professores Adilson Rosa Teixeira e Davys Sleman de Negreiros que abordou sobre a questão da “Língua(gem) e Sociedade.

No quarto dia, quinta-feira, 10, o local escolhido foi a Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Surui e contou com a participação do Representante do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Social (MSD) tendo como conferencista o professor Doutor Erineu Foerste. Também fez parte da mesa diretiva da conferência o anfitrião e líder do Povo Paiter Surui, o Doutor Honoris Causa, Almir Surui, bem como o doutorando Reginaldo Conceição da Silva, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA que debateram sobre “Os elementos das práticas sociais dos PCTs”.

Para o encerramento das atividades, o DR-SENAC Unidade de Pimenta Bueno foi agraciado com a concepção da Educação Profissional, atividades com Projetos Integradores, apresentações de Banners e atrações culturais com alunos do Sesi Escola, do Instituto Abaitará, do Instituto Federal de Rondônia, Campus Cacoal, do DR-SENAC Unidade de Cacoal e a Comunidade Pimentense que prestigiou e participaram ativamente. O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Prof. Gilmar Alves Lima Junior, prestigiou o evento e se dispôs em ajudar nas próximas edições do evento como incentivo às ações institucionais.

Para os organizadores do III Simpósio PDA, os professores Davys Sleman de Negreiros (Diretor Geral, IFRO Campus Cacoal), a professora Ingrid Leticia Menezes Barbosa/PDA (Coordenadora), a professora Neila Giron/SENAC Unidade de Pimenta/PDA (Coordenadora), o professor Edmilson Maria de Brito/PDA (Coordenador) e o professor Sérgio Nunes de Jesus (Coordenador Geral), classificaram que “Hoje o Simpósio PDA é referência na Região Norte e tem levado o nome do Instituto Federal de Rondônia aos quatro cantos do Brasil por meio do Grupo de Pesquisa PDA que ao longo desses 7 anos vem representando ativamente em eventos locais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais – a exemplo: entre os dias 20 a 26 de agosto de 2017 fará parte da mesa diretiva no Congresso de História Oral que acontecerá no Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e nos dias 16 a 20 de outubro representará o Brasil no XII CONGRESO INTERNACIONAL ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS DEL DISCURSO (ALED), no Chile (Santiago), finalizaram.

Galeria de Fotos: http://www.comfestas.com.br/coberturas/5800-abertura-do-iii-simposio-pda&pag=4

Fonte: http://www.rolnews.com.br/noticia/ifro-cacoal-realiza-iii-simposio-praticas-discursivas-na-amazonia

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.